Microfisioterapia

É uma técnica de terapia manual, criada por Daniel Grosjean e Patrice Benine, fisioterapeutas franceses, na década de 80. É um método de prevenção, diagnóstico e tratamento  manual das disfunções corporais psicossomáticas. A técnica tem o objetivo de desencadear o sistema natural de recuperação dos desequilíbrios e disfunções do corpo através de toques manuais suaves e específicos.

Através de toque suaves, buscamos o registro de fragilidades decorrentes de eventos físicos, químicos,  tóxicos e/ou emocionais, que o nosso corpo passa diariamente, e que ele não conseguiu fazer a autorregulação, assim, ficando memorizado no tecido. A medida que o corpo guarda essas informações ele começa a ter sintomas.

O objetivo da Microfisioterapia é identificar  esses registros e fazer os estímulos necessários para que o corpo retome a vitalidade naquele tecido, assim melhorando os sintomas.

Dúvidas frequentes

Não, o pilates utiliza uma variedade de exercícios que englobam o trabalho de força, flexibilidade, postura,respiração, coordenação motora.

Sim, irá atuar na melhora da consciência corporal,coordenação, equilíbrio, postura, distribuição de força, concentração, e principalmente, na prevenção de lesões.

Não, são realizados toques suaves no corpo do paciente.

Não, pois acessamos o corpo físico através de micropalpações.

Depende do objetivo do praticante. Uma atividade complementa a outra.