É uma técnica de terapia manual, criada por Daniel Grosjean e Patrice Benine, fisioterapeutas franceses, na década de 80. É um método de prevenção, diagnóstico e tratamento manual das disfunções corporais psicossomáticas. A técnica tem o objetivo de desencadear o sistema natural de recuperação dos desequilíbrios e disfunções do corpo através de toques manuais suaves e específicos.
Através de toque suaves, buscamos o registro de fragilidades decorrentes de eventos físicos, químicos, tóxicos e/ou emocionais, que o nosso corpo passa diariamente, e que ele não conseguiu fazer a autorregulação, assim, ficando memorizado no tecido. A medida que o corpo guarda essas informações ele começa a ter sintomas.
O objetivo da Microfisioterapia é identificar esses registros e fazer os estímulos necessários para que o corpo retome a vitalidade naquele tecido, assim melhorando os sintomas.
Sim, irá atuar na melhora da consciência corporal,coordenação, equilíbrio, postura, distribuição de força, concentração, e principalmente, na prevenção de lesões.